domingo, 29 de maio de 2011

Piaget

Período Sensório-motor: estádios propostos por Piaget.
Período Sensório-motor
  • Primeiros dois anos de vida;
  • Conhecimento do mundo limitado ao conhecimento sensorial e actos motores;
  • sub-dividido em 6 estádios;
  • a descrição de cada estádio refere-se ao desenvolvimento máximo que a criança atinge nesse estádio.

Estádios do Sensório-Motor:
  •  Estádio 1 (1º mês)
    Limita-se aos esquemas reflexos inatos e seu refinamento; reflexos são importantes para Piaget por serem a base do desenvolvimento posterior.
  • Estádio 2 (1-4 meses)
    Reacção circular primária: sequência que envolve o corpo da criança em que um comportamento acidental produz um evento interessante, pelo que é repetido (ex: chuchar o dedo/ mão).
  • Estádio 3 (4-8 meses)
    Reacção circular secundária: sequência que envolve a criança e um objecto exterior em que um comportamento acidental produz um evento interessante pelo que é repetido (ex: movimentar um carro através do movimento do braço).
  • Estádio 4 (8-12 meses)
    Coordenação dos esquemas do Estádio 3 em sequências meio-fim ‘inteligentes’, intencionais, com um esquema do Estádio 3 a servir de meio para um outro (ex: afastar um objecto que bloqueia o seu caminho).
  • Estádio 5 (12-18 meses)
    Reacção circular terciária: sequência que envolve a criança e (um) objecto(s) exterior(es) em que um comportamento acidental produz um evento interessante, levando a criança a fazer experiências com variações do comportamento (ex: bater com as mãos na água quando toma banho, e depois nas paredes da banheira…; atirar objectos à água).
  • Estádio 6 (18-24 meses)
    Imitação diferida capacidade para reter na memória uma representação de um comportamento observado e de imitar esse comportamento em “tempo diferido”
    • Transição de uma acção cognitiva sensório-motora para um modo simbólico (capacidade para conceptualizar algo no lugar de um acontecimento, e.g., ter uma acção “em mente” sem a pôr em prática).

Teoria do desenvolvimento de Piaget, conceitos chave:
Assimilação:
Processo de aplicação de um esquema motor ou mental pré-existente a várias situações que lhe sejam apropriadas (ex: diferentes tetinas são assimiladas ao mesmo esquema de sucção).

Acomodação:
Processo de modificação de uma estratégia ou competência com o objectivo de lidar eficazmente com as exigências exteriores (ex: o esquema de sucção é adaptado a diferentes objectos - mão, brinquedos).

Adaptação
Processo que envolve a assimilação e a acomodação, através do qual a pessoa alter ao comportamento para funcionar mais eficazmente numa dada situação.

Esquema
Estrutura cognitiva que coordena a informação sensorial e motora (agarrar; sugar; olhar); pode ser aplicada em diversas situações.

Equilibração
Processo auto-regulatório que leva acriança a adaptações cada vez mais eficazes (situação de equilíbrio/ desequilíbrio).

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