Período Sensório-motor: estádios propostos por Piaget.
Período Sensório-motor
- Primeiros dois anos de vida;
- Conhecimento do mundo limitado ao conhecimento sensorial e actos motores;
- sub-dividido em 6 estádios;
- a descrição de cada estádio refere-se ao desenvolvimento máximo que a criança atinge nesse estádio.
Estádios do Sensório-Motor:
- Estádio 1 (1º mês)
Limita-se aos esquemas reflexos inatos e seu refinamento; reflexos são importantes para Piaget por serem a base do desenvolvimento posterior. - Estádio 2 (1-4 meses)
Reacção circular primária: sequência que envolve o corpo da criança em que um comportamento acidental produz um evento interessante, pelo que é repetido (ex: chuchar o dedo/ mão). - Estádio 3 (4-8 meses)
Reacção circular secundária: sequência que envolve a criança e um objecto exterior em que um comportamento acidental produz um evento interessante pelo que é repetido (ex: movimentar um carro através do movimento do braço). - Estádio 4 (8-12 meses)
Coordenação dos esquemas do Estádio 3 em sequências meio-fim ‘inteligentes’, intencionais, com um esquema do Estádio 3 a servir de meio para um outro (ex: afastar um objecto que bloqueia o seu caminho). - Estádio 5 (12-18 meses)
Reacção circular terciária: sequência que envolve a criança e (um) objecto(s) exterior(es) em que um comportamento acidental produz um evento interessante, levando a criança a fazer experiências com variações do comportamento (ex: bater com as mãos na água quando toma banho, e depois nas paredes da banheira…; atirar objectos à água). - Estádio 6 (18-24 meses)
Imitação diferida capacidade para reter na memória uma representação de um comportamento observado e de imitar esse comportamento em “tempo diferido” - Transição de uma acção cognitiva sensório-motora para um modo simbólico (capacidade para conceptualizar algo no lugar de um acontecimento, e.g., ter uma acção “em mente” sem a pôr em prática).
Teoria do desenvolvimento de Piaget, conceitos chave:
Assimilação:
Processo de aplicação de um esquema motor ou mental pré-existente a várias situações que lhe sejam apropriadas (ex: diferentes tetinas são assimiladas ao mesmo esquema de sucção).
Acomodação:
Processo de modificação de uma estratégia ou competência com o objectivo de lidar eficazmente com as exigências exteriores (ex: o esquema de sucção é adaptado a diferentes objectos - mão, brinquedos).
Adaptação
Processo que envolve a assimilação e a acomodação, através do qual a pessoa alter ao comportamento para funcionar mais eficazmente numa dada situação.
Esquema
Estrutura cognitiva que coordena a informação sensorial e motora (agarrar; sugar; olhar); pode ser aplicada em diversas situações.
Equilibração
Processo auto-regulatório que leva acriança a adaptações cada vez mais eficazes (situação de equilíbrio/ desequilíbrio).
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