sábado, 28 de maio de 2011

Desenvolvimento Psicossocial

Erik Erikson nasceu a 15 de Julho de 1902 em Frankfurt, na Alemanha. Durante a sua vida adulta começou a relacionar.se com a familia Freud onde ganhou o gosto do estudo da infancia. Em 1933 emigrou para os Estados Unidos onde iniciou a prática da psicanalise infantil em Boston, associando-se à faculdade de medicina de Harvard. Morreu em Maio de 1994.
Apesar de disciplo de Freud, Erikson discorda deste em vários capitulos, como:
-Valorização exagerada da energia libidinal como chave explicativa do desenvolvimento;
redução do desenvolvimento aos períodos que decorrem da infância à adolescencia;
-subestimação das interacçoes indivíduo-meio;
-privilegio concedido à vertente patológica da personalidade.

Erickson cria assim oito estádios de desenvolvimento. Os primeiros quatro estádios decorrem no período de bebé e da infancia e os ultimos três durante a idade adulta e velhice.

Uma questão pertinente relacionada com o desenvolvimento pessoal é se a maturidade e o conhecimento da pessoa é mais elevado aos entre os 20 e os 30 anos, idade em que se atinge o máximo em forma física em rapidez de raciocínio, ou em indivíduos mais velhos, perto dos 60 anos, onde se ganha uma experiencia de uma vida e sabedoria.
Na minha opinião, a pessoa está sempre a aprender até a sua morte. Assim, quanto mais velho, mais sabedoria encontra, embora possa ter mais dificuldades em raciocínio, sabe mais do que um jovem. São conhecimentos que só se ganham com a experiencia e penso que é o mais importante.

Sem comentários:

Enviar um comentário