segunda-feira, 25 de abril de 2011

Teorias de desenvolvimento e práticas educacionais


 Na ultima semana abordamos várias teorias do desenvolvimento da criança, os psicogrupetas estudaram uma em particular: A pedagogia HIGH/SCOPE


Origem
                Como director dos serviços especiais da escola pública de Ypsilanti (Michigan), David Weikart começou a interessar-se pelo número de reprovações dos alunos de bairros pobres.
                Weikart contou com a colaboração de elementos do comité de educação da Perry School’s Chrarles Eugene Beatty e do director da escola afro-americana de Michigan. Este projecto ficou conhecido como “Perry Preschool Project” e os membros discutiam e promoviam  alterações possíveis ao método de ensino. Embora não esperassem uma mudança radical por parte dos alunos de Ypsilanti, eles tentaram perceber o porquê de uma aparente falha na aprendizagem por parte destes.
                Durante a pesquisa sobre métodos e programas de ensino para combater as dificuldades de aprendizagem e o analfabetismo, Weikart após falar com vários professores conclui que o programa HIGH/SCOPE seria mais eficaz a partir dos 3/4 anos de idade.
                O modelo de ensino diferenciou-se assim do tradicional e focou-se na maturação intelectual da criança, criando assim um programa que:
                - se baseie na ligação forte de ensino/aprendizagem
                - apoie os talentos da criança com processos activos de aprendizagem
                - invoque os professores, administradores e familiares ao apoio e sucesso do programa educativo.

               

Pedagogia  HIGH/SCOPE

A Pedagogia HIGH/SCOPE é uma filosofia a aplicar na cresce, jardim-de-infância e primeiro ciclo e foi desenvolvida nos anos 60. Hoje em dia é muito comum nos Estados Unidos da América.
Esta filosofia baseia-se na ideia de Piaget que a criança se deve envolver activamente na sua aprendizagem, “aprender fazendo”. O HIGH/SCOPE envolve todos os aspectos de desenvolvimento da criança e inclui professores e pais que apoiam o desenvolvimento da criança emocional, intelectual, socialmente e também capacidades físicas e habilidades. Os adultos que trabalham com as crianças “dentro” desta filosofia inserem-se como facilitadores ou parceiros e não tanto como gestores ou supervisores.
Numa escola HIGH/SCOPE, a sala de aula está dividida em diferentes áreas, como por exemplo, área para brincar com a água, área de leitura, de escrita, de arte, de teatro. Nesta sala as crianças são induzidas a ter acesso de forma fácil, independente e responsável às diferentes áreas.
                A principal abordagem do HIGH/SCOPE é “planear, fazer e rever”. As crianças primeiro têm que planear o que vão fazer, os materiais que precisam e após a realização da tarefa devem discutir sobre o trabalho realizado e o sucesso do mesmo.

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